sábado, 8 de agosto de 2009

Entre a guerra e as palavras

"Unir a mais firme resistência ao mal com a maior benevolência para com o malfeitor. Não existe outro modo de purificar o mundo."

"A minha preocupação não está em ser coerente com as minhas afirmações anteriores sobre determinado problema, mas em ser coerente com a verdade."


"Aquele que não é capaz de governar a si mesmo, não será capaz de governar os outros."

"É o sofrimento, e só o sofrimento, que abre no homem a compreensão interior."

"Quem busca a verdade, quem obedece a lei do amor, não pode estar preocupado com o amanhã."

"O desejo sincero e profundo do coração é sempre realizado; em minha própria vida tenho sempre verificado a certeza disto."

"Só podemos vencer o adversário com o amor, nunca com o ódio."

"A não violência nunca deve ser usada como um escudo para a covardia. É uma arma para os bravos."

"É injusto e imoral tentar fugir às conseqüências dos próprios atos. A natureza é inexorável, e vingar-se-á completamente de uma tal violação de suas leis."

"A prisão não são as grades, e a liberdade não é a rua; existem homens presos na rua e livres na prisão. É uma questão de consciência."

"Todas as minhas experiências me provaram que não existe outro deus a não ser a verdade. "

"O capital em si não é mau; mas o mau uso dele transforma-o num mal. "

"A satisfação está no esforço feito para alcançar o objetivo, e não em tê-lo alcançado. "

"Aprendi através da experiência amarga a suprema lição: controlar minha ira e torná-la como o calor que é convertido em energia. Nossa ira controlada pode ser convertida numa força capaz de mover o mundo."

"Eu creio que sou incapaz de odiar. Através de uma disciplina baseada na oração, faz pelo menos quarenta anos que procuro amar todos."

" A mulher deve ser meiga, companheira do marido, tanto na alegria como na tristeza. O homem deve ser amigo da mulher e, no seu amor, deve respeitar sua alma e seu corpo como sagrados que são."

"Quanto mais puro for um coração, mais perto estará de Deus."

"Há o suficiente no mundo para todas as necessidades humanas; não há o suficiente para a cobiça humana."

"Minha vida é uma mensagem."

"Orar não é pedir. Orar é a respiração da alma. Como o corpo que se lava não fica sujo, sem oração se torna impuro."

"Cada dia a natureza produz o suficiente para nossa carência. Se cada um tomasse o que lhe fosse necesário, não havia pobreza no mundo e ninguém morreria de fome."

"Se estamos atentos, Deus nos fala em nossa própria língua, qualquer que seja."

"Se ages contra a justiça e eu te deixo agir, então a injustiça é minha."



Mahatma Ghandi

(1869 - 1948)



Nenhum comentário:

Postar um comentário